Fender, um nome sinônimo de guitarras elétricas e amplificadores icônicos, como Stratocaster , Telecaster e Twin Reverb, aventurou-se no mundo da gaita nos últimos anos com a introdução de uma gama de harpas diatônicas. Com ótimo timbre e tocabilidade, combinados com a estética clássica da Fender, essas gaitas certamente agradarão tanto iniciantes quanto músicos experientes.
As gaitas Fender são uma adição relativamente nova à linha de produtos oferecidas pela Fender Musical Instrument Corp. Destinadas a gaitistas iniciantes e experientes, suas harpas apresentam pentes de plástico duráveis e palhetas de latão ou bronze de fósforo.
O Blues Deluxe é uma harpa de preço competitivo, enquanto o Blues Deville se confronta com o Special 20 da Hohner, por qualidade e timbre.
A própria empresa é mais conhecida por seus violões e amplificadores. Leo Fender, o fundador, reconheceu o potencial da guitarra elétrica de corpo sólido nos anos 50 e criou um dos primeiros instrumentos produzidos em massa desse tipo - o Telecaster.
Hoje a empresa é uma das maiores fabricantes de instrumentos musicais e amplificadores.
A Seydel é uma marca de importância mundial quando o assunto é harmônicas. Fundada em 1847 pelos irmãos Seydel na cidade de Klinghental na Alemanha, hoje é a fabricante mais antiga de harmônicas do mundo.
No século XVII, os Seydels que se estabeleceram em Sachsenberg-Georgenthal praticavam a difícil profissão de mineiro.
Quando a mineração na Saxônia Vogtland cessou em 1830, os irmãos Johann Christian Seydel e Christian August Seydel se tornaram os primeiros da família a se tornarem fabricantes de instrumentos.
Ambos foram fabricantes de gaitas oficialmente confirmados.
Em um documento emitido pelo tribunal em Untersachsenberg em 27 de outubro de 1847, a fundação da empresa Seydel também é estabelecida e registrada como o fundador da empresa, Christian August Seydel.
Ao pé do famoso Aschberg, na cidade saxônica de Klingenthal, está sendo construída a fábrica de gaitas, que deve se tornar uma das maiores da Saxônia nas próximas décadas.
Em 1882 a.C. Seydel e seu filho Richard assumem o negócio. Um ano depois, o irmão de Richard, Moritz, ingressa na empresa como coproprietário e, a partir de então, a empresa negocia com 'CA Seydel Sons '.
O sucesso de Hohner tornou a gaita muito mais popular e prontamente disponível para um novo público. Além disso, Hohner fez várias melhorias no instrumento, que foram cruciais para a integração da gaita em muitos gêneros musicais.
Embora seu nome seja sinônimo de instrumento, Matthias Hohner não foi o primeiro a fabricar gaitas. Ele nem era um bom tocador de gaita, ele era simplesmente um grande empresário no lugar certo, na hora certa. Ele iniciou seus negócios em 1857, cerca de 30 anos após o primeiro fabricante. Ele começou a exportar as primeiras gaitas Hohner para os Estados Unidos em 1862, apenas cinco anos após a abertura da fábrica. Quando seus quatro filhos o substituíram, a empresa havia crescido para produzir mais de 4 milhões de gaitas por ano e empregava mais de 1.000 trabalhadores.
A Suzuki foi fundada em 1953 pelo Sr. Manji Suzuki. Inicialmente, a empresa fabricou gaitas e mais tarde desenvolveu o Melodion, que em 1956 foi oficialmente adotado pelo Ministério da Educação do Japão para uso nas escolas.
Melodion (conhecido por nós brasileiros como Escaleta)
O fundador da empresa começou a fabricar gaitas Suzuki à mão, há mais de 70 anos, em um pequeno quarto alugado em Sumiyoshi. Os negócios se expandiram rapidamente no período pós-guerra, ajudada em certa medida pela política do Ministério da Educação do Japão de estipular o uso de gaitas simples e de baixo custo para ensinar música nas escolas primárias e secundárias.
Nos anos 60, a empresa se diversificou um pouco com a produção da gaita de teclado, que novamente se mostrou excepcionalmente popular no setor educacional. Essa experiência com instrumentos baseados em teclado influenciou parcialmente a decisão da Suzuki de adquirir a Hammond Organ Company em 1989, que existe até hoje.
A Suzuki ainda produz uma variedade de instrumentos musicais, de xilofones a pianos elétricos, mas provavelmente é seguro dizer que a gaita continua sendo o instrumento pelo qual é mais famosa.
Com sua visão e designs inovadores, Lee colabora com a renomada fábrica de gaitas japonesas Tombo MFG para produzir as melhores gaitas do mundo.
Em 1983, Lee Oskar formou uma empresa para fabricar gaitas de alta qualidade. Sua empresa, Lee Oskar Harmonicas, produziu gaitas adequadas a muitos estilos musicais, incluindo blues, folk, rock, R&B e country, mas as afinações alteradas de Oskar também permitem aos gaitistas explorarem outros gêneros, como Hip Hop, Reggae, Ska. , Latino, cigano, iídiche, leste europeu, asiático e muitos outros tipos de música. As gaitas são fabricadas por Tombo, do Japão, que são vistos como uns dos maiores fabricantes de gaitas do mundo.
Lee Oskar Harmonicas comemora mais de 40 anos de inovação em gaitas. A primeira a ser pioneira no mercado com muitos recursos antes indisponíveis para músicos, como afinações Natural Minor e Melody Maker, além da Major Diatonic e Harmonic Minor.
Lee Oskar Harmonicas / Tombo Musical Instrument estão entre os líderes da indústria no mundo da gaita hoje. Músicos profissionais em todo o mundo preferem Lee Oskar Harmonicas por sua versatilidade, durabilidade, brilho do som e qualidade geral.
Seijiro Mano (Kiyohachi), o fundador da Tombo, nasceu em 1872. Ele viajou de Takada, Prefeitura de Niigata, para Tóquio, e depois de mais de dez anos de trabalho duro, abriu uma loja de atacado de brinquedos chamada 'Koyodo Mano Shokai' em Ueno, Tóquio, e então começou a desenvolver e produzir um pequeno acordeão usando várias palhetas de tom livre como o produto de brinquedo exclusivo de sua empresa. Em 1917, a empresa começou a produção da gaita, que era um produto popular na época, e fundou a Tombo Musical Instrument Manufacturing Co.
As gaitas da Tombo têm uma história de mais de 80 anos desde que foi fundada em 1917. Suas Gaitas são produzidas com artesanato japonês e a venerável tradição é altamente admirada por tocadores de gaita em todo o mundo. A Tombo é considerado uma fabricante de Gaitas de alta qualidade e sua gaita produz uma ótima música. A Tombo foi escolhida como fabricante da popular gama Lee Oskar Harmonica.
O industrial Alfredo Hering e mais quatro operários iniciaram em 1923 as atividades na Fábrica de Gaitas Alfredo Hering S.A. Após a morte do Sr. Hering, em meados de 1960, a empresa foi vendida para M. Hohner Company, de Trossing - Alemanha.
a fábrica registrou um notável progresso, sendo a única indústria de gaitas de boca na América do Sul. Sua produção nesse período foi de 1.134.000 gaitas e 26 mil acordeões, comercializados em 950 cidades brasileiras, sem contar a exportação para países latino-americanos, Estados Unidos e África.
A empresa pediu concordata na década de 80 e teve a falência decretada em 1990. A HERING, depois de passar por diversos grupos acionistas e diversificar sua linha de produção para brinquedos musicais, em 1996 as harmônicas HERING passaram a ser fabricadas pela FÁBRICA DE HARMÔNICAS CATARINENSE LTDA. Hoje as Gaitas de Alfred Hering continua a ser produzida em Blumenau (SC - Brasil) e é exportada para quase 40 países em cinco continentes.