Em teoria musical, a escala maior é uma sequência ordenadas de oito notas musicais sucessivas que segue o padrão modo maior, que possui cinco intervalos de tons e dois intervalos de semitons entre as notas, que obedece à seguinte sequencia padrão de estrutura de intervalos musicais.
Abaixo estão todas as escalas diatônicas menores com os acidentes correspondentes colocados nas notas (sem armadura de clave). Como no caso das escalas maiores, os acidentes correspondentes à escala natural devem ser colocados na armadura de clave (não as escalas harmônicas e melódicas, que são escritas como acidentes acidentais), mas é um bom exercício escrevê-los assim para adquirir facilidade e ter certeza de que somos capazes de construir qualquer escala menor a partir de qualquer nota.
A escala menor harmónica é parecida à escala menor natural com a terceira menor, a sexta menor, porém com a sétima maior. A sétima maior é a nota característica desta escala, pois é este intervalo que lhe dá uma sonoridade distinta. Se fizermos a comparação da escala menor harmónica com a escala maior, a única diferença está na terceira e na sexta.
Entre as escalas menores, a escala menor melódica é a escala mais utilizada na música Jazz. Esta escala é um pouco mais complexa que as anteriores, pois na teoria musical clássica esta escala tem a forma da escala menor melódica quando subimos na escala e a forma da escala menor natural quando descemos na escala. Esta ideia no entanto não é muito utilizada na música moderna. A escala menor melódica difere da escala menor natural nos graus 6 e 7. Na escala menor natural temos a sexta menor e a sétima menor, na escala menor melódica a sexta é maior e a sétima também é maior. Em comparação à escala maior apenas diminuímos a terceira, tendo assim uma terceira menor.